quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Por que o DEGUSTE ESPECIALIDADES?

Infindáveis são as opções de atividades que funcionam como válvula de escape para as tensões do dia a dia. E esses caminhos são buscados interiormente, nos talentos amortecidos em cada um de nós. A cozinha, para um grupo considerável de pessoas, costuma propiciar momentos de terapia, a ponto de transformar o protótipo de “chef” em um Pablo Neruda, responsável pela Ode à cebola  e outros tantos poemas com a mesma essência. Confesso agora que gastronomia  é uma área de ação que me atrai e me apaixona, desde que haja sempre alguém para lavar as panelas – esse é o meu ponto fraco. Lembro-me que, ainda menina, insistia muito na costura, cozinha e ensinar. Posso dizer que satisfiz as minhas três maiores vontades bem cedo. Quando aprendi a costurar, eu era a mascote no curso de D. Caçula, nos meus treze anos de idade. Ser professora sempre foi uma meta, alcançada aos dezoito anos quando tive sob a minha responsabilidade uma sala de aula da Educação Infantil ao tempo em que cursava Pedagogia. E, finalmente, aprendi a cozinhar da forma mais natural possível, bem sem querer, porque a cozinha me atraía. Comecei a praticar, apesar de na casa de meus pais, há dias que já se vão distantes, termos duas colaboradoras para os serviços domésticos. Eu adorava buscar e proporcionar sabores aos paladares exigentes. Para coroar toda essa história, casei e minha sogra sempre foi exímia cozinheira e doceira fina, com quem também aprendi muito e de quem herdei o caderno de receitas, um mundo possibilidades para atender aos diversos paladares. E eu fui “alimentando” esse prazer  e hoje procurei me especializar em algumas iguarias como a baliva – bala de leite condensado com mel, tal qual o manjar dos deuses; cigarrete - salgado crocante delicioso, cuja receita é inigualável e foi da minha mãe; sonho de valsa – com a produção caseira do biscoito (recheio); sanduíche americano – sanduíche enrolado e gelado e tantos outros; bem como pratos que se portam muito bem em jantares e almoços, como: frango society – filé de frango com molho e creme de leite; creme de camarão, etc. Enfim, por conta disso tudo, foi criada a deguSte especiaLidades que permite a mim e a minha filha, disseminarmos os sabores apreendidos no decorrer da vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário