sábado, 24 de setembro de 2011

Um "domingo" inesquecível


O domingo é apresentado mais como sentido figurado de um dia de lazer com amigos. Nada melhor que, no clima privilegiado de praia ou sítio, ao ar livre, estejam os amigos e família reunidos para um dia agradável, desses que não se esquece jamais, onde a descontração e a informalidade devem imperar. O cardápio poderia ser sem sofisticação alguma e de uma atraente praticidade, até porque todos querem participar sem que seja preciso prejudicar a degustação. A sugestão que apresento é: como drinque - a caipirinha de kiwi (*), prato principal - picadinho chocante de filé mignon (*), aperitivos - caldinho de feijão (*). Naturalmente, a cerveja também pode ser oferecida, bem geladinha, para que o encontro seja realmente marcante. Como não pretendo criar expectativas que acabem tornando-se frustrações, as receitas estão abaixo:
1) Caldinho de Feijão - 1 kg de feijão, 200 gr de paio, 200 gr de toucinho, 200 gr de carne seca, sal e alho a gosto e coentro. Deixe o feijão de molho e ao colocar para cozinhar, acrescente a ele o paio, toucinho, carne seca, cotados em pedações pequenos. Depois de um tempo, coloque um tempero completo, já cozido à parte e bem apurado. Quando os grãos do feijão estiverem amolecidos, passe tudo no liquidificador e passe na peneira. Coloque em copos e enfeite com pedacinhos de carne seca e coentro (foto).
2) Picadinho chocante - 1 1/2 kg de filé mignon cortado em cubos, sal e pimenta do reino a gosto, 2 cebolas brancas picadas, tempero já cozido e passado no liquidificador. Tempere o filé mignon com sal e pimenta do reino. Coloque-os numa frigideira bem quente com pouco óleo e a cebola picada. Quando estiver começando a assar, coloque o molho (tempero passado no liquidificador) e deixe apurar por dez minutos. Sirva acompanhado de arroz e/ou farofa.
3) Caipirinha de kiwi - descasque e corte ao meio um kiwi. Coloque as duas metades em um copo e amasse-as com a ajuda de um pilão. Acrescente uma dose de vodca, uma dose de licor de kiwi, pedras de gelo e misture bem. Desejando, acrescente acúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário